E VOCÊ, SABE QUAL É A FUNÇÃO DO VEREADOR, EM GUAÍRA?

Adeir Alves 

 A cada final de quatro anos após o mandando, seja ele Executivo ou Legislativo, exercemos o nosso direito constituído (buscamos as urnas eletrônicas para elegermos nossos representantes junto a esses órgãos), infelizmente, ainda existem pessoas que não sei o porquê não são informadas da verdadeira função do vereador guairense. 

Desejando e sonhando sempre com uma população libertadora de dependência de uma ou outra ajudinha política durante o período eleitoral municipal, eu me dispus a tentar contribuir nesse sentido junto aos nobres e nobres leitores.


 Para falar do Poder Legislativo, é necessário entender um pouco desse olhar de patrão (povo) e empregado (vereadores), ou seja, o empregado tem horário para chegar e sair do trabalho, já o patrão tem suas importantes atribuições no sentido de fiscalizar, analisar, chamar a atenção e como todo bom patrão, elogiar e sugerir também para que o funcionário possa crescer cada vez mais dentro de sua empresa. 

 Vamos refletir sobre o funcionário (vereador), suas atribuições, dentre elas, legislarem (criar leis), fiscalizar as ações do governo, em suas atribuições, ficam também referendadas as fiscalizações no cumprimento das leis e das aplicações dos erários, ou seja, do dinheiro público gerido pela gestão municipal. 

 O Vereador eleito pela grande massa tem, no mínio, a decência e a competência de, ao menos, estudar a Lei Orgânica do Município. É aí que entra o patrão (povo) no sentido de questionar o porquê o seu funcionário não esta seguindo essa Lei? Falando um pouco mais sério, basta assistir ás sessões de nossa Câmara Municipal (são só duas sessões por mês) para compreendermos como está sendo executado o trabalho dos nobres vereadores que foram eleitos pela grande maioria ? 

É nesse sentido que, sendo ele representante de seu povo, precisa sustentar e explanar suas falas nos conhecimentos conforme reza a Lei Orgânica juntamente ao Regimento Interno da Câmara Municipal, ademais, fazer jus ao conhecimento sobre suas atribuições: lembrar que o povo é detentor do direito de colocar e tirá-los, se necessário for. 

 Acredito sempre que é necessário refletir junto á população sobre a obrigatoriedade por parte dos nobres vereadores no que diz respeito á função perante o Legislativo, simplesmente, é trabalhar em prol ao povo! Como atender bem em horário pertinente á Casa de Leis. Outra importante informação que á nossa sociedade precisa saber é que os vereadores são a ponte entre o município junto aos governos estadual e federal, bem como, junto aos deputados e senadores que também receberam uma boa porcentagem de votos em Guaíra para nos representarmos na esfera estadual e federal. Infelizmente, pelo conhecimento sábio político por parte de nossa população, essa ponte tem sido pouca usada nos últimos tempos.

 O importante sempre é a reflexão, como por exemplo, ano que vem teremos eleições novamente para á composição do poder Legislativo e Executivo, por isso você nobre leitor e eleitora, deverá ficar atentos quanto ao trabalho do vereador ou vereadora que você confiou uma importante responsabilidade, no período de quatro anos, analise e verifique quais foram ás verbas que eles trouxeram para o nosso município? Será que eles estão lutando pela construção das casas próprias que tanto são sonhadas pela maioria das famílias guairense? Quais as condições que eles proporcionaram, via projetos de Lei que ocasionou o bem-estar de nossa comunidade? 

 Nas próximas eleições haverá um grande número de candidatos que são atraídos pela romântica vida pública, menos pelo amor a cidade. Muitos sonham e desejam a todo custo, sentar naquela cadeira que parece massagear o ego e que se deixa deslumbrar pelo interesse no clima escuso e promoção pessoal. 

Quem sabe um maior amadurecimento de nossa comunidade sobre a política local seja o processo para o fortalecimento de nossa democracia?! Para finalizar, deixo a seguinte pergunta: 

E VOCÊ, SABE QUAL É A FUNÇÃO DO VEREADOR, EM GUAÍRA?

Comentários