Não vamos esperar que o governo faça nossa lição de casa

Adeir Alves 

 Estamos acompanhando pelos noticiários que existe uma grande epidemia de Dengue (Aedes aegypti) espalhada pelos quatros cantos do País, um fato alarmante para muitos municípios, já em nossa cidade há poucos causos de Dengue, ainda bem, ufa! Realmente um trabalho sério desenvolvido no decorrer desses dois anos e três meses pela competentíssima equipe de vetores que vestiram a camisa no combate e a proliferação do referido mosquito. Foi na verdade um trabalho de sol a sol, de casa em casa, visitando diariamente à nossa comunidade e orientado-a sobre os cuidados que todos devem ter para que Mosquito não se reproduza em nosso município.

 Guaíra é um exemplo no combate a esse Mosquito. Para que nossa cidade continue sendo esse exemplo para muitos municípios, todos precisam fazer sua parte no combate a dengue, como: não esperar que o governo faça nossa lição de casa (cuidando de nossos quintais não deixando acumular água para em vasilhames, verificar se a caixa d’água está bem fechada, verificar se as calhas não estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras ações que induza a eliminação de criadores). 

Todo cuidado é pouco quando se trata desse perigoso mosquito que também transmite a febre Chikungunya. A título de lembrança: todos lembram bem o terror que vivemos nos últimos anos que, por um descuido das autoridades competentes da época, o danado do Mosquito proliferou tanto (2.300 casos Dengue) que Guaíra entrou para rota de epidemia de Dengue. 

Naquela época a equipe de vetores da cidade de Barretos, urgentemente precisou fazer uma nebulização e, simultaneamente um arrastão de limpeza nos quintais de toda a cidade - foi realmente uma situação calamitosa em que o mosquito da Dengue assustou a família Guairense. Por isso não esperar que o governo faça sua lição de casa? Façamos também a nossa lição de casa, afinal de contas o perigo da dengue pode estar ao nosso lado.

Comentários