28 de ago de 2015

A importância do Lazer nas regiões periféricas

Adeir Alves

 Existe uma preocupação por parte da família guairense quanto a escassez de políticas de lazer nas regiões periféricas. A título de conhecimento: a palavra lazer deriva do latim licere, cujo significado é “ser lícito, ser permitido”.

Quem caminha pelas regiões periféricas de nosso município espanta com o cenário dantesco produzido pelo sepultamento das ferramentas provenientes do lazer que, conseqüentemente introduz sutilmente um mecanismo que induz a escassez do lazer e, contudo, instalando um estado percussor da ociosidade que toma conta de nossos Bairros - sobretudo de nossas praças - cerceando uma grande parcela de contribuintes a não ter acesso à prática do lazer.


 “Segundo Joffre Dumazedier, o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver a sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou a sua livre capacidade criadora depois de se livrar ou desembaraçar das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

O Artigo 192 da lei orgânica de nosso município revela que o município apoiará e incentivará o lazer como forma de integração social. O lazer é uma ferramenta de valores que permeiam uma sociedade, moldando-a em consonância os valores de nossa constituição, entretanto o lazer é um direito social e uma necessidade básica de todos os cidadãos brasileiros garantindo no Artigo 6 de nossa Constituição.

Partido do pressuposto que o Lazer é um direito constituído, a família guairense poderá pressionar o governo municipal, para que ele juntamente com o legislativo, fazendo uso de suas atribuições legais, fecunde mecanismos de fomentação às políticas de lazer aflorando a oferta e, com isso, eliminado a problemática da clara e evidente ociosidade instalada nos Bairros de nossa cidade.

Outra questão pertinente a esse assunto são os espaços de lazer que precisão do olhar crítico do administrado público, como por exemplo: Bairros como o: Vivendas, Nova Guaíra, Residencial Thaís I e II, Residencial Lígia, Jardim Califórnia, Jardim Solaris – saída do Guaritá e o Bairro R. Guimarães, entre outros que, com o crescimento habitacional, demanda a oferta dos espaços de Lazer.

Nenhum comentário: