5ª semana da vacinação contra a raiva


Equipes estão percorrendo a cidade para vacinar todos os cães e gatos contra a raiva. Os vacinadores estarão terminando a região do Aniceto e iniciarão ainda nesta semana os bairros da região da Vila Aparecida. É bom lembrar que a vacina é aplicada nos animais em seus domicílios.

 Esta ação vai das 8h às 13h com o ponto fixo funcionando das 8h às 16h00 (veja tabela em anexo). Com esta metodologia o propósito é atingir todos os animais da cidade (cães e gatos) fazendo a prevenção da doença que é praticamente 100% fatal para animais e humanos. 


 Estes pontos fixos funcionam como apoio na campanha, para aquelas pessoas que não forem encontradas em seus domicílios possam levar seus animais. O posto fixo é sempre montado num logradouro público na região onde a campanha está sendo executada. Se o morador não for encontrado em casa, este munícipe pode levar o seu animal em qualquer um dos pontos fixos, em qualquer dia ou local da campanha. 

 Em Guaíra a vacina ocorre antes do período usual devido a um surto da doença na zona rural, que atingiu grandes mamíferos, tendo como vetor os morcegos hematófagos. Os casos foram registrados na virada do ano na região de divisa entre Guaíra e Barretos, nas barrancas do rio Pardo. 

 Medidas de prevenção da raiva em grandes mamíferos e controle de morcegos já foram tomadas pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen – Estadual). A Sucen fez incursões por dezenas de propriedades rurais analisando animais e detectando abrigos de morcegos hematófagos (se alimentam de sangue).

 Devido a este episódio e como a vacinação anual de animais domésticos vinha ocorrendo sem regularidade no Estado, a recomendação é para que todos os proprietários de pets fiquem atentos para a vacina.
Fonte: http://www.guaira.sp.gov.br/vacinacao-raiva.html

Comentários