O combate à corrupção nas prefeituras

Por Adeir Alves:

 A corrupção é um mal enraizado nas prefeituras por esse Brasil a fora que destróis a vida social, retrocedendo os serviços públicos sinalizando para o estado de pobreza, na verdade a corrupção é um fator perverso que precisa ser enfrentado. 

Os atos ilícitos praticados pela corrupção destrói os mecanismos de transparência das gestões pública, acarretando grandes prejuízos para a sociedade como um todo. O desvio de recursos públicos acende a fogueira que queima cotidianamente os mecanismos dos serviços urbanos, freando a realização de obras fundamental para o bem-estar da população. 


Os efeitos maléficos da corrupção são visíveis na carência da saúde pública com a escassez de remédios e médicos, na deficiência crônica de esporte, cultura, lazer, educação, programas sociais e infraestruturas nos Bairros de muitas cidades. Por esse motivo a corrupção compromete a vida social e é sobretudo intolerável e precisa ser enfrentada por todas as pessoas que se preocupam com o desenvolvimento social e que anseiam construir uma cidade justa e igualitária. 

Obviamente que o corrupto pertencente à classe de políticos sem escrúpulos está sempre tentado justificar suas manobras espúrias nutrida pela corrupção, com mentiras e festas( Pão e Circo), enquanto isso sem a devida fiscalização, o esquema sombrios entre grupos políticos e seus apadrinhados ( empresas financiadoras de campanhas), tende a perpetuar. 

Todos os recursos oriundos dos impostos e que deveriam proporcionar a praticidades nos serviços público e, concomitante, o bem-estar de toda comunidade, com o omissão das autoridades competentes, boa parte do dinheiro público acaba por ser desviado para o bolso do político desonesto. 
Os vereadores são os agentes fiscalizadores que têm as ferramentas certas para pôr fim aos vícios praticados pelos atos ilícitos nas prefeituras. 

“ Segundo o livro O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil: Para serviço que foi realmente prestado e teria um determinado custo, registra-se na nota fiscal um valor maior. Nas licitações o processo de superfaturamento se dá com cotações de preços dos produtos em valores muito superiores aos de mercado. Nos dois casos, a diferença entre o preço real e o valor superfaturado é dividida entre os fraudadores. Notas preenchidas com uma quantidade de produtos muito superior àquela realmente entregue são outra maneira de fraudar a Prefeitura”. 

O livro ainda salienta que: “Apesar de não determinarem necessariamente a existência de corrupção, as presenças de alguns aspectos e uma atenção especial”. Entre eles estão: 

 • histórico comprometedor da autoridade eleita e de seus auxiliares;
 • falta de transparência nos atos administrativos do governante; 
 • ausência de controles administrativos e financeiros; 
 • apoio de grupos suspeitos de práticas de crimes e irregularidades; 
 • subserviência do Legislativo e dos Conselhos Municipais;
 • baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores e ausência de treinamento de funcionários públicos;
 • alheamento da comunidade do processo orçamentário. 

 É importante que os vereadores estejam antenados em suas atribuições acompanhando os gatos da máquina pública, tendo como principio os atributos dos parágrafos citados a cima do referente livro O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil. 

Outro fator importantíssimo e que pode contribuir para uma gestão limpa e transparência é a presença dos nobres legisladores ( com frequência) nos processos licitatórios, no entanto a mão pesada dos representantes do povo assusta as empresas corruptas.

 É a participação cidadão na política que irá erguer uma gestão pública nos pilares da honestidade - contudo - é você o protagonista no exercício da cidadania atuando e acendendo à chama coletiva de cidadão honestos na luta contra a corrupção nas administrações públicas, é uma luta árdua, mas é valida pelos direitos dos mais pobres.

 Entretanto o exercício da cidadania é uma luta cansativa que necessita de pessoas honestas com o simples propósito de participar da vida de sua cidade, objetivando alcançar o desenvolvimento de sua comunidade. 

 O que não e legitimo, é feio, desonesto e desleal são ex-prefeitos por esse imenso País a fora, que na sua grande maioria perderam eleição, querem sob à sombra da vingança misturado a dor de cotovelo, criar ONGs de combate à corrupção, para investigar e atrapalhar à gestão do prefeito que venceu seu grupo. Se isso está acontecendo em sua cidade, é mera coincidência! 

A sociedade precisa de uma respostas por parte de nossos representantes, os vereadores sobre os mecanismo de combate aos atos ilícitos nas gestões públicas. E é a participação de toda sociedade crítica e independente, a imprensa livre, os jornalistas investigativos pressionando à classe de vereadores, que irá sepultar os modos operantes provenientes da corrupção.

“Corrupção há em todo lado, na Europa, EUA, Ásia, etc. Mas no Brasil corrupção virou cultura política.” Luis A R Branco

 “A política, quando gera corrupção na célula social, é um verdadeiro câncer que destrói toda a sociedade e os seus valores morais.” Adelmar Marques Marinho

 “O Brasil pode até não ter furações, terremotos e vulcões; mas tem PT, PSDB, PMDB... que arrasam mais que todos esses desastres naturais juntos.” Bruno Azuos

Comentários