SEU LARANJA PARA PREFEITO

Por Reginaldo Luiz de Sousa, na página TV GUAIRA - A Hora Da Verdade:

 Atualmente é muito comum ouvir nos noticiários a respeito dos laranjas que são pessoas que disponibilizam seu nome, conta bancária, para que outra, utilizando tais dados, faça negociações ilícitas sem expor sua identidade. 

 Essa prática é muito usada por corruptos que encontram nos laranjas a escapatória para seus negócios irregulares, dinheiro sujo, licitações irregulares, e diversas outras transações comerciais. Por isso, o “laranja” está, muitas vezes, ligado a procedimentos ilegais. 


 Muitas pessoas se enganam pensando que apenas as pessoas que contratam os “laranjas” detidas, mas se enganam, pois aquele que se submete a tais práticas também é enquadrado nos artigos pertencentes ao código penal, quando estão envolvidos em práticas criminosas. Normalmente é o valor oferecido que faz com que uma pessoa aceite ser “laranja” (emprestar nome, número dos documentos pessoais, conta bancária, etc.) para outro indivíduo, pois é uma forma de obter dinheiro sem muito esforço. Por isso, não se preocupam em saber o que o outro irá fazer com tais informações, podem ser envolvidos em práticas criminosas sem nem tomar conhecimento. 

 No Brasil, infelizmente, há notícias de que essa prática existe e que é utilizada por grandes empresários, inclusive pelos grandes políticos, para práticas ilegais. Um bom exemplo disso é o mensalão, que utilizava dados de “laranjas” para encobrir o caixa dois de alguns partidos envolvidos no esquema de corrupção. 

 Em Guaira, a prática também se repete politicos usam cabo eleitorais como Partidários para facilitar seu sucesso eleitoral em eleições próximas, fazem deles candidatos a vereadores, mais na verdade não passam de cabos Eleitorais. 

 O número de Laranjas cresceu, a lavoura está cada vez maior. Muitos Partidários(não eleitos) de eleições passadas estão recebendo convites pra emprestar seu nome, Algumas Laranjas mais doces conseguem arrumar até uma vaga de Secretário ou outros Cargos Publicos.

 Esse tipo de Prática é tão eficaz e prático, que um Político Guairense enchergou uma Maneira de conseguir ser Prefeito, usando o nome de outro Laranja. 

ACREDITEM SE QUISER. Se você Guairense concorda com esse tipo de Prática, não esqueça que o final de toda Laranja é o "Bagaço".

 A imagem é ilustrativa.

Comentários