Zé Eduardo e o muro entre governo e governados

Imagem: blog do Ernani Carreira Sampaio
Adeir Alves:


 Diferente do clima acolhedor das eleições municipais de 2016, o grupo do prefeito Zé Eduardo, até então, há época, esbanjava situações provenientes de mudanças, que fizeram o povo acredita que Guaíra seria governada para todos e com todos. 

 Desde que o conservadorismo da coligação de Zé Eduardo assumiu o comando da prefeitura, nosso município não é mais o mesmo e, sob a égide de um governado à mão de ferro, doa a quem doer, o que vale mesmo é à vontade da supremacia do grupo, ou seja, “tudo para o grupo, nada contra o grupo”! 


 Quase dois anos de administração pública e o Núcleo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos localizado entre os Bairros João Vaccaro, Mutirão I, II e III segue de portas fechadas - as comunidades que antes eram assistidas nesse espaço governamental, hoje, entretanto, perderam o encanto pelo governo. 

 O Núcleo de portas fechadas sinaliza para fragilidade das ações do governo nos Bairros. E é sobre essa inversão de valores que, entretanto, não estão adequados aos modos operantes entre governo e governados - dito isso - é importante oferecer a nossos representantes, os vereadores, às forças e às ferramentas necessárias para destruir o mudo entre o governo e Bairros, a fim de minimizar as situações que afetam o desenvolvimento das referidas comunidades.

 “Não é um povo que chora e um grupo político que canta livremente; não é renunciando a responsabilidade ética, histórica e social que vamos vencer a desigualdade social em nossa cidade”! 

Os mais pobres, na verdade, estão vivenciando um momento político triste nutrido por decepções sob o comando do raivoso governo de Zé Eduardo.

 “Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pela área pobre da cidade” Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia. 

 Antes do prefeito Zé Eduardo assumir o comando da máquina pública, várias atividades eram ofertadas junto ao Núcleo: dança, música, percussão, capoeira, esporte, atividades culturais, ou seja, as crianças, adolescentes e os jovens que em sua grande maioria são pobres e negros eram contemplados diariamente pelas atividades. 

 Na verdade o Núcleo é um espaço público de tamanha importância para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes, é uma via de mão única entre governo e governados no combate à desigualdade social, lamentavelmente encontra-se totalmente abandonado, exposto pela ociosidade e os efeitos nocivos da vulnerabilidade social, é triste! 

 O Núcleo de Convivência das Crianças e Adolescentes ainda continua de portas fechadas no coração da periferia.

 “Uma Nação consciente, é o maior medo de um Governo mal intencionado.” Ivan Santana 

“Cidadania é criar oportunidades efetivas e que envolva o cidadão na solução do seu próprio problema, isto não só é sábio como é digno.” Luis A. R. Branco 

 “Sociedade só se constrói com cidadania....” Jone Iglesias


Comentários