“Que as flores do jardim da Câmara Municipal hão de florir nos Bairros!”

Adeir Alves: 

 Desde que o prefeito interino assumiu o comando da prefeitura, Edvaldo Donizete de Morais (PSDB), sob o slogan “fazer muito em pouco tempo”, tem sido vinculado diariamente na imprensa amiga, um montante de obras; e, com a falta de água nos últimos dias e a escassez de políticas públicas nos bairros, no entanto, inflamou o debate sobre o que são prioridades na vida da cidade, e quais as consequências do excesso de obras próximas a uma possível eleições municipais!?

 A ausência das forças governamentais nos territórios evidencia um mecanismo inóspito de distanciamento entre governo e governados, contudo, enfraquece a condição profícua ao diálogo no encontro ao anseio de cada região.  Uma sociedade sem vínculos estruturais nas raízes políticas e administrativas (é claro) nutre as ambições sólidas de grupos políticos emanados pelo projeto de poder. 

 “Na terra de Sol e de Luz, que as flores do jardim da Câmara Municipal hão de florir nos Bairros!” 

 Na verdade em tempos de estiagem, a falta de água é uma trama na vida dos contribuintes; e, não é hoje, que no período de seca a escassez de água é muito acentuada no município. Entretanto, o reservatório que proporcionaria 1 milhão de litros e seria erguido no bairro Tonico Garcia, até agora nada foi feito para solucionar essa situação hídrico desconfortável aos munícipes! 

 A Câmara Municipal é a caixa de ressonância da Administração Pública, pois está exerce prerrogativas cujas funções são de fiscalizar (estar vigilantes) e direcionar o comando da cidade nos trilhos do desenvolvimento, então, por isso devemos (e é importante) estarmos antenados no trabalho do vereador que escolhemos para nos representar! 

 Enquanto o chefe do executivo anuncia a reforma e ampliação do estádio municipal José Zuquim Nogueira, ao custo de R$ 336 MIL, a praça dos bairros Vila Aparecida, Etelvina Santana da Silva, Cohab I e II, praça da Flamar em  Avenida José Flores continua necessitando de reformas, bem como a Quadra do bairro do Mutirão IV que não tem cobertura, banheiros e muito menos bebedouros de água para a prática esportiva, sem conta a quadra inacabada do Bairro Guaíra E. 

 Entre tantas questões pertinentes no que diz respeito às prioridades de nossa Guaíra, a região oeste, que abriga vários bairros, entre estes: Aniceto, Tonico Garcia, Luiz Afosno, Nova Guaíra, Jardim Califórnia, Residencial Barbara, Residencial Thais I e II e outros territórios e, concomitante, os inúmeros terrenos públicos ociosos na contra mão da construção do tão sonhado centro  comunitário, o espaço cultural e as quadras esportivas, por isso a importância da reflexão crítica quanto às necessidades públicas da sociedade como um todo. 

 Exercendo a cidadania: E, você caro leitor, quais são as necessidades de sua região? Na verdade é o seu questionamento e suas cobranças por direitos, que, com certeza, vão chegar ao conhecimento de nosso prefeito e, tão breve, ele vai estar visitando e resolvendo todos os problemas de seu bairro. 

Precisamos de um gestor mais próximo de seu povo, que saiba ouvir os anseios destes e por em prática, principalmente neste momento de pandemia. 

 Perguntar não ofende 1: E você nobre leitor, foi convidado para fazer opinar no Orçamento de 2022 de nossa cidade. Fica a dica ao gestor, precisamos fazer um Orçamento Participativo que ouça a população e atenda aos anseios desta, somente assim estaremos efetivando as políticas públicas que realmente a população precisa e quer. 

 Perguntar não ofende 2: E você nobre leitor, já teve contato com algum de nossos vereadores, foi consultado por algum deles sobre os projetos de lei que tramitam na Câmara, e se vocês têm alguma sugestão para nossa cidade? Esqueci, vão falar que estamos em pandemia e não podem ter contato! Cadê a criatividade para se reinventarem e aproximarem da população. Fica a dica! 

 “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Comentários