GUAÍRA EM PAUTA RECEBE NOVA DENÚNCIA SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO

Da página Guaíra em Pauta, no Facebook: 

Ontem, 11, após a publicação da denúncia de suspeita de crime ambiental na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a nossa página recebeu uma foto da Caixa de Areia da mesma Estação com uma nota sobre o que falta (grade metálica) e outra inadequação (falta de limpeza: cheia de lama, sujeira, mato, etc). Segundo o denunciante, a foto (em destaque nessa postagem) foi extraída de um vídeo com propósito eleitoral publicado nas redes sociais dos candidatos Edvaldo Morais (PSDB) e Márcia Matsumoto (Cidadania) na última quinta-feira, 9. 

Segundo Flávia Marques, bióloga sanitarista e especialista em tratamento de efluentes, as funções da Caixa de Areia no tratamento do esgoto são: 1) Proteger da abrasão os equipamentos mecânicos utilizados na ETE; 2) Para evitar depósitos ​​em dutos e canais; 3) Facilitar o manuseio e transporte das fases líquida e sólida, ao longo dos componentes da ETE; 4); Reduzir a frequência de limpeza nos tanques a jusante; 5) Reduzir o custo de manutenção em centrífugas; 6)Também é inevitável reduzir a carga de areia para a operação segura de trocadores de calor e bombas de diafragma.

 Portanto, dada a importância das funções executadas pela Caixa de Areia e, considerando a precária situação que ela encontra-se na ETE de Guaíra, encaminharemos para a apuração da denúncia pelos órgãos competentes. Guaíra em Pauta encaminhará para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Câmara Municipal, Ministério Público Ambiental (MP), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). 
Imagens e texto extraídos  da referida página

Comentários