A participação da sociedade nas ações de governos

imagem ilustrativa, retirada da internet:
Adeir Alves:

A cada pleito eleitoral, a sociedade é seduzida pelas promessas românticas de que tudo vai mudar, afinal, tudo é valido quando o amor à cidade está acima dos interesses escusos, assim foi acordado, há época, entre os eleitores e o postulante ao próximo governo. 


 Mas antes de seguirmos mencionando as doces palavras gotejadas entre os candidatos, nas últimas eleições, por esse Brasil a fora, de que tudo seria diferente e, a mudança, é uma questão de tempo. Então, por que não discutirmos a ausência de a participação da sociedade nas ações governamentais? 

 Na verdade o que tem sido muito questionado é o silêncio de todos, opinando e contribuindo ativamente na vida de sua cidade, e nas decisões de seus representantes. 

 Quando não há incentivo na formulação dos conselhos municipais (representatividade), é preciso, no entanto, muito cuidado para não emergir um governo sustentado nos pilares do autoritarismo. Contudo, a não participação dos cidadãos na condução da máquina pública, podemos assim dizer, se nada for feito, estarmos dando o aval à desobediência ao artigo 37, da Constituição  Federal da República . 

A contribuição da comunidade na vida de seu município, evidencia o processo legal atribuído à democratização das gestões públicas junto à Constituição Federal (CF/88) de 1988, e, ao restringi-la, cria-se mecanismo e instrumento que, com o passar do tempo, fortalece o distanciamento de governo para governados. 

 A chama da política ética, moral e honesta, sempre vão estar apagadas sem a participação da sociedade crítica e operante nas decisões de seu governo. 

Toda a escolha de governantes, seja para empoçar sua equipe, precisa da permissão da sociedade, dito isso, rifar as secretarias desmerecendo os funcionários públicos, inchando a folha de pagamentos da prefeitura à custa de uma ajudinha a determinado grupo políticos, é um desrespeito à sociedade e ao erário público. 

 Esse texto, é um conversa sem fim, crítica, filosófica, ética com os eleitores desse humilde blog, acerca de como é importante a analise do funcionamento da máquina pública, e a participação de todos na vida de seu município.

Comentários