A lição de casa do governo e a legítima atuação dos vereadores

Foto: g1.globo.com
Adeir Alves:

Conhecer a nossa terra é conhecer nossa origem, a nossa história, “Águas que correm pelo sertão do Caiapó - Prefácio”. 

 À imprensa, o prefeito municipal tem enfatizado o trabalho cidadão, que é uma política pública do governo do estado de São Paulo aos municípios, embora os pérfidos arautos do moralismo pertencente aos órgãos de comunicação vem anunciando o fatídico discurso apoteótico em prol ao governo municipal. 

 Na verdade, a atual gestão ainda não apresentou as ofertas referentes à empregabilidade enfatizada no período eleitoral. Nem tampouco anunciou às propostas governamentais ao comércio e à classe de empresários, a fim de minimizar os prejuízos causados pela pandemia do Coronavírus.

Contudo, caminhando para o terceiro mês de administração pública e aproximando os cem dias de governo, várias questões sinalizam para a baixa popularidade do atual mandatário e o descontentamento de toda a comunidade acerca do aumento na tarifa de água, acréscimo no Imposto Territorial Urbano (IPTU), nomeação de cargos comissionados que desagradou à família guairense. Ainda, também, não foram apresentadas a tão sonhada proposta para a realização das Casas Populares. 

 As inscrições para o trabalho cidadão, a princípio foi muito questionada pelo grande número de pessoas nas filas à espera de sua vaga, no entanto, o planejamento que deveria proporcionar eficiência ao serviço público conforme o Artigo 37 (CF), ao contrario, demonstrou a fragilidade por parte do responsável. 

A cidade está cheia de buracos, as praças, como a da COHAB II precisando apenas de um simples cuidado no corte de gramas, revitalização (pinturas, instalação de lixeiras e bancos) e troca de lâmpadas. 

 O que se viu até agora é apenas o teatro político orquestrado pela inércia, tentando justificar tudo em cima da administração anterior, querendo jogar a responsabilidade sobre o pretérito, quando na verdade a população já está cansada desse discurso deselegante.

 A sociedade acreditou, na última eleição, que a palavra não teria curva, e que a cidade seria gerida por mãos experientes de quem veio do poder privado, em que obteve muito sucesso, porém até agora não conseguiu mostrar. Quem te viu, quem te vê! 

Pois, já sabiam como pegariam a Prefeitura, então porque esse mimimi todo!? No entanto, com um orçamento robusto que tem o nosso município o que falta é vontade e planejamento para fazer as coisas acontecerem para a cidade voltar a sorrir como fora prometido em campanha, por enquanto só choro e lamentações. Acorda Guaíra! 

 Compete aos vereadores, que são os legítimos representantes a eminente fiscalização, bem como as visitas aos setores públicos e aos Bairros, resolvendo e pressionando o Prefeito para que faça a lição de casa. Mas, infelizmente, o que presenciamos são parlamentares acomodados assistindo ao tempo passar e nada fazem em favor de nossa população. Precisamos de vereadores mais atuantes, mais presentes junto à comunidade, principalmente neste momento de pandemia, a história não perdoa quem foge de suas responsabilidades. 

É preciso coragem para ouvir os anseios da cidade e ir à busca de projetos de lei que realmente façam a diferença na vida dos pagadores de impostos, que estão cansados de trabalhar quase seis meses no ano para pagar tributos e não veem estes voltar de maneira eficiente através de várias políticas públicas. 

 “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Comentários