Guaíra começa agendamento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

O agendamento pode ser feito por telefone na unidade onde a criança receberá o imunizante. A aplicação das doses começa semana que vem, sendo recomendado o pré-cadastro no site do “Vacina Já” do Estado para maior agilidade no atendimento https://www.vacinaja.sp.gov.br/ 


 As USFs – Unidades de Saúde da Família – já estão fazendo o agendamento para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade. Lembrando que o primeiro grupo a receber as doses será o de portadores de comorbidades (doenças crônicas ) e PCDs – Pessoas com Deficiência. As doses começam a ser aplicadas na próxima semana, e a Secretaria de Saúde, tendo em vista a nova onda de contágio da Covid-19 e os surtos de Influenza, fará o agendamento prévio para evitar aglomerações desnecessárias. O agendamento pode ser feito via telefone e, caso não seja possível, no seu PSF, em horário usual de funcionamento. 

 O Setor de Vigilância em Saúde recomenda que os pacientes façam, também, o pré-cadastro no site “Vacina Já” do governo do Estado, pela internet https://www.vacinaja.sp.gov.br/ 

 No entanto, quem tiver dificuldade de acesso, pode levar o CPF unidade, quando as crianças forem tomar a dose, que os técnicos farão o cadastramento no site do estado. 

 As crianças com deficiência (PCD) e com comorbidades devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação. Estes podem ser exames, receitas, relatórios médicos e prescrição médica contendo a CID – 10 (Classificação Internacional de Doenças). Os cadastros das doenças crônicas das próprias unidades, caso a criança faça tratamento ou acompanhamento, poderão ser usados também. É orientado que os responsáveis levem documento com foto e CPF dos crianças. 

 A Vigilância Epidemiológica informou que deve receber 60% das doses para o público estimado de PCDs e 59% das doses para as comorbidades. 

 Informação importante para os pais e responsáveis: é necessário intervalo mínimo de 14 dias entre as demais vacinas do calendário, que todas as crianças já tomam.

Deve se observar que, se a criança teve Covid-19, deve aguardar 4 semanas após a data de início de sintomas para receber a vacina. 

As comorbidades que podem fazer o agendamento:

 – Insuficiência cardíaca 

 – Cor Pulmonale e Hipertensão pulmonar

 – Cardiopatia Hipertensiva 

 – Síndromes Coronarianas 

 – Valvopatias 

 – Miocardiopatias e pericardiopatias

 – Doença da aorta – Arritmias cardíacas 

 – Cardiopatias congênitas – Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados 

 – Talassemia 

 – Down

 – Diabetes Méllitus 

 -Pneumonopatia crônicas graves 

 – Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão 

 – Doença cerebrocasculares 

 – Doença renal crônica 

 – Imunossuprimidos

 – Anemia falciforme

 – Obesidade mórbida

 – Cirrose hepática 

 -HIV








Do site da Prefeitura Municipal: 

Comentários