O agendamento pode ser feito por telefone na unidade onde a criança receberá o imunizante. A aplicação das doses começa semana que vem, sendo recomendado o pré-cadastro no site do “Vacina Já” do Estado para maior agilidade no atendimento https://www.vacinaja.sp.gov.br/
As USFs – Unidades de Saúde da Família – já estão fazendo o agendamento para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade. Lembrando que o primeiro grupo a receber as doses será o de portadores de comorbidades (doenças crônicas ) e PCDs – Pessoas com Deficiência. As doses começam a ser aplicadas na próxima semana, e a Secretaria de Saúde, tendo em vista a nova onda de contágio da Covid-19 e os surtos de Influenza, fará o agendamento prévio para evitar aglomerações desnecessárias. O agendamento pode ser feito via telefone e, caso não seja possível, no seu PSF, em horário usual de funcionamento.
O Setor de Vigilância em Saúde recomenda que os pacientes façam, também, o pré-cadastro no site “Vacina Já” do governo do Estado, pela internet https://www.vacinaja.sp.gov.br/
No entanto, quem tiver dificuldade de acesso, pode levar o CPF unidade, quando as crianças forem tomar a dose, que os técnicos farão o cadastramento no site do estado.
As crianças com deficiência (PCD) e com comorbidades devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação. Estes podem ser exames, receitas, relatórios médicos e prescrição médica contendo a CID – 10 (Classificação Internacional de Doenças). Os cadastros das doenças crônicas das próprias unidades, caso a criança faça tratamento ou acompanhamento, poderão ser usados também. É orientado que os responsáveis levem documento com foto e CPF dos crianças.
A Vigilância Epidemiológica informou que deve receber 60% das doses para o público estimado de PCDs e 59% das doses para as comorbidades.
Informação importante para os pais e responsáveis: é necessário intervalo mínimo de 14 dias entre as demais vacinas do calendário, que todas as crianças já tomam.
Deve se observar que, se a criança teve Covid-19, deve aguardar 4 semanas após a data de início de sintomas para receber a vacina.
As comorbidades que podem fazer o agendamento:
– Insuficiência cardíaca
– Cor Pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia Hipertensiva
– Síndromes Coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doença da aorta
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Talassemia
– Down
– Diabetes Méllitus
-Pneumonopatia crônicas graves
– Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão
– Doença cerebrocasculares
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
-HIV
Do site da Prefeitura Municipal:
Comentários