DEÁGUA INICIA A SEMANA DA ÁGUA COM PALESTRAS EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS

O auditório do Departamento de Esgoto e Água de Guaíra ficou lotado com crianças das escolas para ouvir uma palestra sobre a importância da conservação da água. A química Juliana Nascimento, do Deagua, fez uma palestra para dezenas de alunos da EMEF Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoletto, em que falou sobre a importância da água e explicou a função da estação de tratamento de água. O diretor do Deagua, José Mauro Caputi Júnior conversou com os estudantes a respeito da conscientização que é necessária para alcançar toda a população da cidade e que isso pode ser feito pelas crianças. 

 A química Juliana Nascimento explicou todo o processo de tratamento de água, desde a captação no ribeirão do Jardim até a função dos filtros para tornar a água potável e a aplicação de flúor para proteger os dentes contra as cáries. 

 As crianças foram lembradas sobre a importância da água para a vida. A palestrante ressaltou que a vida no planeta só é possível graças à presença de água, assim, cuidar das fontes de água é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, animais e vegetação. Especificamente sobre o corpo humano, ele necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura e o transporte de substâncias. 

 O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. A semana de eventos organizados pelo Deagua tem por objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. 

 O diretor do Deagua informou as crianças sobre a reinauguração do Balneário, dia 28 de março, e convidou as crianças a levarem roupa de banho para aproveitarem as duchas. Todas aplaudiram. Caputi estendeu o convite a pessoas portadoras de deficiência física que houver na família para irem aproveitar, pois, há instalações adequadas para deficientes também. 

 Finalmente, entregou a cada criança um copo de água envasada no sistema existente no Balneário que acaba de ser reativado. Também informou que há planos para evases maiores, de recipientes de 20 litros para atender as repartições públicas. 

Do site da Prefeitura Municipal:

Comentários