O político de profissão

Adeir Alves:

O vereador tem suas atribuições éticas alicerçada na Lei Orgânica de seu município, ou seja, as autoridades Legislavas estão amparada na Lei. No entanto a profícua função do legislador é muito importante para o equilíbrio da balança entre povo e governo, pois quando esta sobrepõe os valores éticos e morais, pressupõe-se que há um governo moldado pelo coronelismo. 

 Os interesses pessoais inerentes ao mau-caráter dos homens públicos têm, contudo, afrouxado os pilares de sustentação das Leis que regem às cidades por esse Brasil a fora, infelizmente! 

 Quando a nobre função legislativa é contaminada pelos interesses escusos evidenciamos uma máquina administrativa guiada pela negação de direitos – sobretudo - emergindo uma gestão pública sob a tutela do coronelismo. E é nesse cenário dantesco manchado pela omissão de atribuições, tudo está imerso aos olhos de uma sociedade que devia estar aguçada à visão critica sobre a fraqueza moral das autoridades governamentais, mas os donos e donas de uma imprensa vendida controlada pelo erário público alimenta esse círculo vicioso; que deselegância! 

 A Câmara Municipal que sempre foi à caixa de ressonância da população parece que nos últimos quatro meses não vêm ouvindo a população, parece que a cidade está umas mil maravilhas, não tem problema, as políticas públicas vêm funcionando perfeitamente com uma cidade limpa, organizada, sem buracos, com esportes nos bairros, oficinas culturais ocorrendo a todo vapor, Cecon funcionando perfeitamente, a população segura, sem índices de criminalidade, prédios públicos em excelente estado de conservação, frota municipal perfeita, e por aí. Só que não, infelizmente, os interesses pessoais têm falado mais alto em detrimento aos interesses coletivos, a população fica a mercê da sorte, acreditando que as coisas vão melhorar, quiçá melhorasse mesmo, mas o discurso é o mesmo: politicagem barata, fazendo qualquer coisa pelo e para se mantiver no poder. Precisamos de vereadores que estejam ao lado da população e lutando por ela e não lutando por interesses próprios, porque a população que trabalha mais de cinco meses por ano só para pagar impostos está cansada de ver o orçamento do município sendo mal gerido, enquanto que outras cidades de nossa região como Olímpia, cresce cada vez mais, vemos nossa cidade estagnada sem rumo, sem planejamento, apenas brigas políticas entre grupos que não levam a lugar nenhum, e muito menos favorece a população. 

 “No entanto, uma sociedade sem direito à informação não é capaz de fazer suas escolhas políticas!”

 É povo que escolhe seus governantes a cada quatro anos, isso é o estado democrático em que vivemos. Convenhamos, para o desenvolvimento de cada município Brasileiro, é muito importante a presença da sociedade civil organizada, dos presidentes de bairros, entidades sociais, partidos políticos, presidentes de sindicatos, conselhos municipais, dos representantes da Ordem dos Advogados (OAB), autoridades competentes assistindo às sessões da Câmara Municipal de sua cidade, afim de excluir os políticos de profissão, que almejam na vida pública o enriquecimento à custa do dinheiro público. 

 “Coronelismo vírus. O mais nocivo de todos.” Luiz Guilherme Todeschi 

 “Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento.” Philip Chesterfield

Imagem ilustrativa retirada da internet

Comentários