32 anos de ECA

Adeir Alves: 

 Hoje, o “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, está completando 32 anos de sua existência. 

 No ano de 1990, no dia 13 de julho, foi sancionada a Lei de nº 8.069 abrilhantada pelo “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” 

 O referente Órgão foi criado para proteger e garantir os direitos à criança e ao adolescente sob a égide da Lei. 

 A importância da promulgação da Lei 8.069, trata-se de reconhecer às crianças e aos adolescentes como sujeitos de nossa história amparados e protegidos. 

 Entretanto, o “Estatuto da Criança e do Adolescente” Instituiu seus representantes (Conselheiros) e suas atribuições, cujas prerrogativas são pautadas nos pilares do Artigo 136 do ECA. 

Contudo, os membros representantes do Órgão de proteção à criação e ao adolescente são nutridos de atribuições para manter a sociedade informada de suas ações e, concomitante, ressaltar nas escolas, nos bairros e junto à comunidade as ferramentas de proteção e direitos. 

 Segundo a Fundação Abrinq (2021), o Brasil tem 69,8 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade, o que representa 33% da população total do país, por isso é fundamental a fomentação de políticas públicas no que tange o fortalecimento de vínculos e orientações referentes ao ECA .

Comentários