O Jornalismo omisso

Adeir Alves:

 “O papel da imprensa é informar à sua comunidade acerca dos acontecimentos pertinentes. No entanto, o que a sociedade precisa é de uma imprensa livre, crítica, capaz de mostrar a verdade nua e crua sem filtros e que realmente defenda a população amparada aos valores do código de ética do Jornalismo e da Constituição Federal (CF)”. 

Desde que o Prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior (MDB) assumiu o comando da Prefeitura, a imprensa de nosso município transformou-se em cão de guarda indômito, pronto a defender seu adestrador e atacar a oposição, infelizmente! A ausência de fiscalização atribuída aos meios de comunicação fortalece a “política do quanto pior melhor”, emergindo uma classe de homens públicos  infensa  ao artigo 37 da Constituição Brasileira. 

A Prefeitura faz uso do Diário Oficial, Site Eletrônico e sua página no Facebook, tudo gratuito à sociedade - ou seja - não há necessidade de investir tanto em publicidade (para falar bem do chefe do executivo); o dinheiro oriundo dos impostos pode (e deve) ser usado nas prioridades do município, como a troca de oito (08) mil metros de canos de amiantos pelos canos de PVC, que é uma demanda dos moradores das regiões periféricas. 

 A titulo de reflexão: “Recentemente o Diário Oficial deu publicidade ao robusto contrato referente ao valor de R$ 517.000,00, pago à empresa de publicidade SAMUEL KRUK COMUNICAÇÃO EIRELI”. 

“O código de ética do Jornalista ressalta, no artigo 11 inciso 1, que o profissional da referente área, não pode divulgar informações visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica”. 

 A sociedade, pagadora de impostos, é inteligente e saberá avaliar se todo esse montante gasto com a imprensa é importante quanto à fomentação de políticas públicas. 

 Compete à “Câmara Municipal”, que é a representante de nossa comunidade, erigir leis que proteja os recursos públicos das garras dos donos de imprensa.

Comentários