Por que tu, Secretário, ficaste calado frente ao sofrimento de seu Povo?

Cervantes da Silva Garcia, diretor de saúde municipal:
Adeir Alves: 

Nesses dois últimos anos, a saúde municipal está passando por dificuldades; as inúmeras reclamações e as emigrações de nossos (as) médicos (as) para outras cidades sinalizam – no entanto – que esta precisa do olhar críticos das autoridades competentes. Falando nisso, a nossa Santa Casa também se encontra na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sem data para receber alta. 

É nosso dever cívico e moral, na condição de cidadãos ativos e participativos na vida do município, darmos às mãos e sermos apenas um só, Guaíra acima de tudo! E é pensando na deficiência que esse setor público vem atravessando, que os empresários devem abraçar esta causa! 

A Saúde pública é assegurada a todos pela Constituição Federal (CF), sem distinção. 

 A prefeitura é a caixa de ressonância da Câmara Municipal, por isso, quando o Legislativo é movido pela ineficiência, os governados sentem a ausência do governo nas repartições públicas. 

A título de lembrança, há época do último pleito eleitoral, havia um postulante ao cargo de vereador levantando a bandeira da saúde e cunhando-a como plataforma política e, isso por sua vez, rendeu-lhe uma cadeira no Parlamento Guairense. 

 Acredito que este parlamentar poderia ser mais atuante junto ao secretário de saúde, propondo soluções pontuais para os problemas da saúde de nossa cidade, e não querer apenas aparecer em cima disso, mesmo não tendo função executiva, mas enquanto agente público fiscalizador, erigir leis, buscar verbas junto aos deputados estaduais e federais. Também mostrar para a população a real situação de nosso Hospital.

 “O que você está fazendo é o que determina a pessoa em que você está se tornado”! 

 No início desta administração, antes de assumir o comando interino da referida secretária citada acima, o atual responsável por esta fora muito crítico e proativo nas redes sociais, com sugestões e indicações no tocante à implantação de políticas públicas nos setores da Prefeitura. 

 Há época, até esse educador e blogueiro que vós escreve, caíra no “Conto do Vigário”. 

O Pronto Socorro lotado evidencia que  as Unidades de Saúde da Família não têm atendido a contento, pois se estivesse sendo um trabalho bom na atenção básica a atenção especial não estaria tão lotada, contudo, é preciso priorizar as políticas basilar no sentido de melhorar a qualidade no atendimento. 

 Outro ponto importante é a abertura de uma ou duas unidades de saúde até as 19h ou 20h para atender às mães que buscam seus filhos nas creches ou escolas depois das 17h, ou até mesmo os trabalhadores de usina ou comércio e assim desafogaria o Pronto Atendimento. Promover a interação dos médicos experientes com os novatos, pois estas políticas   ajudaria (é claro) a melhorar o atendimento neste local. 

A Clínica da Mulher, a descentralização das farmacinhas nos Bairros fora muito enfatizada pelo atual governo durante sua campanha eleitoral.

 A cidade  precisa  de um   servidor  que vá à imprensa e esclareça aos questionamentos da população, e não fique escondido em seu gabinete, afinal o mesmo é pago com dinheiro público, segundo a premissa de sua função tem que estar 24 horas a disposição da população, portanto tem que fazer jus a seu pomposo salário.

 “Os cidadãos que deseja um governo eficiente e transparente devem ficar atentos aos sinais que a Casa de Leis emite”!

Comentários