A eleição do Conselho Tutelar e a sua participação

Adeir Alves:

“A eleição do Conselho Tutelar é uma forma de participação social e de controle democrático das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes” 

O pleito eleitoral  para a escolha dos postulantes que irão compor a nova gestão do Conselho Tutelar (quadriênio 2024/2027), em nosso município, acontecerá  no dia 1º de outubro deste ano. Para votar,   você precisa estar em dia com as suas obrigações eleitorais e apresentar o seu título de eleitor e um documento oficial com foto no local de votação.  No dia,  o eleitor  pode   votar  em apenas um candidato entre os que se inscreveram e foram habilitados para concorrer a vaga. 

Ao votar,  você está contribuindo para   fortalecer  o  órgão guardião do ECA   na garantia dos direitos inegociável das crianças e dos adolescentes.

O Conselho Tutelar é uma instituição de  notável importância para nossa cidade, pois é responsável por zelar pelas prerrogativas inerentes à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, conforme ressalta o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei n. 8.069/1990. 

Os conselheiros eleitos, têm a profícua missão de garantir o cumprimento dos direitos fundamentais aos assistidos, além de atuar em situações de vulnerabilidade e risco, buscando soluções para assegurar  um ambiente protegido e saudável. 

No entanto, seu voto  consciente (é claro) implica  candidados comprometidos com os princípios do ECA.

 Portanto, seja um eleitor crítico e informado, dedique um tempo para conhecer a bigrafia dos candidatos, suas propostas e trajetórias. 

 Participe da eleição, assim  você  está  ajudando  na construção de um futuro mais seguro e promissor para as crianças e adolescentes do município.

Comentários